Nossa História
O Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 05 de março de 1989, reconhecida como utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Através da Congregação das Irmãs da Caridade de Ottawa um grupo de leigos da Pastoral Social compromissados com a causa fazia visitas nos lares e fornecia alimentos às famílias.
Reavaliando a situação o grupo concluiu que as mães não precisavam apenas de alimentos e sim de pessoas que ficassem com seus filhos para que pudessem trabalhar. Assim iniciou a Creche Comunitária das Pastorinhas com 10 crianças no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida no ano de 1988 na cidade de Ferraz de Vasconcelos, o primeiro município à leste da Cidade de São Paulo.
Os parceiros diversos da Sociedade Civil tiveram papel fundamental para o provimento do trabalho existente e sua extensão, inclusive construindo as novas instalações. Em 1999 no Jardim São João foi inaugurada a sede da CEI Pastorinhas I em parceria com a Fundação do Brasil. Atualmente atendemos no CEI Pastorinhas I um total de 216 crianças.
Diante das desigualdades sociais e inexistência de políticas públicas, em 1995 foi realizada uma consulta no Jardim Angelina perguntando para as mães as necessidades da Comunidade. O resultado foi a urgência de um trabalho que contemplasse as crianças no período inverso ao da Escola, para que elas não ficassem na rua.
Assim nasceu o Centro de Juventude no Angelina com 15 Crianças e Adolescentes e em 1996 o Centro de Juventude Santo Antonio, oferecendo atividades educativas nas áreas de: informática, música e artesanato; as atividades eram desenvolvidas por voluntários da Comunidade que tinham como meta buscar valores e formar cidadãos.
Em 2007 iniciou o Centro de Juventude Margarida e, atualmente atendemos 435 Crianças e Adolescentes nos Centros de Juventudes, incluindo o Centro de Juventude São Luís Rei.
Para que o trabalho tivesse um desenvolvimento de qualidade foi necessário ampliar a busca de parcerias, principalmente para qualificar e adequar às instalações físicas, isso se deu por intermédio do Padre Paulus, que buscou recursos em sua terra natal Holanda. Posteriormente foram celebradas parcerias com a Secretária Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal da Educação.
Em 2008 o Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida firmou parceria com a Fundação Abrinq, ampliando o número de crianças e, desde então, começou a fazer parte da rede Nossas Crianças.